Pesquisa sobre perfil dos enfermeiros será lançada no dia 14/9


No dia 14 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde (Nerhus), valendo-se de um trabalho que envolve o Ministério da Saúde, o Conselho Federal de Enfermagem, a Associação Brasileira de Enfermagem, a Federação Nacional dos Enfermeiros e a Secretaria de Gestão do Trabalho - lançará, às 14 horas, no Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. A atividade contará com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e autoridades da Fiocruz. 
A pesquisa pretende conhecer a realidade e o perfil dos profissionais que atuam no campo da saúde e levantar dados sobre aspectos sociais, formação profissional, mercado de trabalho, além do nível de satisfação no trabalho, importantes ferramentas para a gestão da saúde. 
Há cerca de uma década, uma equipe de pesquisadores da ENSP, coordenada por Maria Helena Machado, traçou um retrato da realidade dos médicos do Brasil. O instrumento, até hoje, é considerado referência básica e obrigatória para planejadores, gestores e pesquisadores da saúde, especialmente os que necessitam compreender aspectos sociodemográficos, formação profissional, mercado de trabalho, ética e organização social e política da corporação médica.